Mensagem de Monteiro Lobato

Nada de imitar seja lá quem for. (...) Temos de ser nós mesmos (...) Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Da infância ao futuro

Descrever  o que foi Harry Potter na minha vida é uma tarefa árdua. O primeiro contato que tive com o menino que sobreviveu foi em 2006. Não foi com filmes. Ganhei de presente natal  o livro um: A Pedra Filosofal. O contato mais forte com a leitura, e devorei suas páginas como uma criança que chupa um sorvete na beira da praia.  Que sorvete delicioso foi esse.  Depois disso, virei fã de carteirinha, lendo todos os livros que eram publicados, todos os filmes lançados, e numa angústia vil e ácida enquanto algum lançamento não saía.
    Desde então, cresci no mundo da magia. A infância foi gloriosa. Sempre esperei receber uma carta de Hogwarts, mesmo quando já tinha mais de onze anos. Rowling acendeu minha paixão literária, sem sobra de dúvida. Hoje me dedico à leitura e escrevo contos e crônicas, e é minha maior paixão.
    Da infância, á adolescência. Sonhei em ter uma coruja, as figuras paternas como Dumbledore e Sírius Black, me aconselharam como um pai, o pai que na época me foi ausente.  Imaginar não era pecado, e numa família de professores o eu - lírico me foi incentivado.  Na adolescência, minhas crises emocionais foram derrotadas como dementadores são expurgados quando nos lembramos das coisas boas que existem na memória, e superam o abismo. Voei no hipogrifo, e me senti leve como nunca. Os valores éticos me foram colocados, junto com o trabalho da família. A fidelidade e honestidade foram lapidadas. Harry Potter não me foi retirado da alma. Seus filmes acabaram; ver Hogwarts sendo destruída me ardeu como uma brasa viva na mão. As memórias são muitas, e a saudade efêmera.  O fim chegou, mas não na memória e imaginação. A nova geração bruxa continuou na minha alma.
 Minha vida continuou num paralelo. O pontapé inicial à minha grande paixão por escrever me foi dado pela Rowling, e lhe sou grato enormemente. Meu futuro começa, e quando eu chegar ao mundo literário, caro Harry e Rowling; terei que agradecer-lhes novamente. Pois aqui, no mundo dos trouxas, as coisas são diferentes, e vocês me mostraram um mundo paralelo que toda criança gostaria de ver. Enquanto estamos começando a buscar respostas para nossas dúvidas, enquanto estamos nos acostumando nesse mundo, muitas crianças tiveram a sua ajuda. E como um bravos guerreiros, não levaram a glória só pra si. A dividiram conosco, nos ensinaram, nos amaram; como uma família deve ser. Guiaram-nos pela escuridão, e nas mais profundas masmorras, quem conseguiu captar, aprenderam convosco. Com a maior certeza do mundo, muitos cresceram.
 Eu não te esquecerei mundo Potteriano. No meio do turbilhão das minhas atuais e futuras reflexões, filosofias e analogias, lembrarei que foram vocês os primeiros mestres pelos quais tive respeito. Minha criança, eu nunca matarei. É como beber vinho e querer um sorvete de limão. Amadurecimento é a junção, não a troca de uma coisa pela outra.  Meu muito obrigado, meus aplausos serão eternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário